Entendendo a celulite

A celulite popularmente conhecida tem, entre outras terminologias, o nome fibro edema gelóide (FEG). Sua formação é multifatorial: hereditariedade, distúrbios hormonais e circulatórios, hábitos alimentares inadequados, sedentarismo, entre outras causas. Pode acometer até 95% das mulheres em suas diversas fases da vida. Atinge mais as regiões das coxas e nádegas, principalmente nas mulheres curvilíneas. Caracteriza-se por uma infiltração edematosa e provoca uma mudança no espessamento da pele, onde ocorrem depressões e áreas de relevo que, quando mais acentuadas, apresentam um aspecto de “casca de laranja”. As depressões são causadas pelo recuo da pele e dos septos fibrosos subcutâneos e as áreas elevadas são formadas pelo desenvolvimento de proeminências adiposas subcutâneas e das estruturas na superfície da pele.

Como se forma a celulite?

A pele é composta de camadas como a epiderme, derme e logo abaixo da derme, encontramos a hipoderme, uma camada de tecido adiposo chamada tela subcutânea. Na derme, ocorre a formação das fibras de colágeno e elastina, que são responsáveis por sua tonicidade e elasticidade. Essas fibras são produzidas em grande quantidade quando somos crianças e adolescentes, porém, com o passar dos anos, essa síntese vai diminuindo. A tela subcutânea é formada por uma camada superficial, composta por adipócitos e vasos sanguíneos, e uma camada mais profunda que aumenta com o ganho de peso, em consequência do aumento do volume dos adipócitos, que também poderão invadir a camada superficial.

Portanto, é na tela subcutânea que observamos a formação da celulite, em decorrência de uma sequência de alterações. O efeito compressivo das células de gordura aumentadas provoca estiramento das fibras de colágeno e diminuição dos vasos sanguíneos. O tecido fibroso torna-se endurecido, dificultando as trocas celulares por causa da compressão dos vasos, deixando o tecido subnutrido e mal oxigenado, levando a uma derme irregular e epiderme com aspecto de furinhos, conforme observamos na figura abaixo.

celulite

(Fonte: https://www.mundoestetica.com.br/esticageral/celulite/)

No entanto, mulheres com peso normal e até abaixo do normal também podem apresentar celulite. Isso ocorre por uma alteração no equilíbrio entre a quantidade de gordura do corpo e da massa muscular, associados à ação dos hormônios femininos, alterações na microcirculação e dos vasos linfáticos, evoluindo para a fibrose tecidual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *